Eterna Gratidão á todas as familias movidas pelo amor / Campanha Pró- Transplante "RESPIRAR-IRESC"

AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sistema facilita transplante de pulmão Técnica criada na Espanha permite que o pulmão continue funcionando depois de ser retirado do corpo



A técnica diminui os riscos da operação

Madri - Uma equipe de médicos espanhóis projetou um sistema mecânico que permite que os pulmões extraídos para um transplante "continuem respirando" durante o período entre sua extração e sua implantação no corpo do receptor.
O sistema, apresentado nesta quarta-feira no hospital Puerta de Hierro de Madri, consegue minimizar a deterioração sofrida pelos pulmões durante o transporte desde o centro hospitalar de origem, onde se encontra o doador, até o hospital receptor, no qual serão implantados.

A redução do risco se consegue graças a um sistema, chamado PEPP (Perfusão Exvivo Pulmonar Portátil), que consiste em uma máquina na qual se introduzem os pulmões logo após serem extraídos do corpo do doador.

Os pulmões funcionam em temperatura corporal mediante um respirador e uma bomba que impulsiona um composto de preservação misturado com sangue, o que propicia que os órgãos possam ser transferidos "respirando", em uma situação praticamente idêntica à qual teriam se estivessem já implantados.

No hospital, os médicos Andrés Varela e Javier Moradiellos, diretores do projeto, fizeram nesta quarta-feira uma demonstração da eficácia do sistema e mostraram pulmões (de porco) em uma máquina e "respirando".

Os presentes puderam ver assim como os pulmões se expandiam e contraíam na máquina.

Os doutores responsáveis pelo projeto citaram, entre as principais vantagens do novo sistema, o melhor aproveitamento dos doadores, já que com uma máquina é possível transportar por distâncias maiores entre a recepção e a implantação.

A experiência do hospital Puerta de Hierro, que já efetuou dois transplantes com esta técnica de transporte, será compartilhada com hospitais dos Estados Unidos e Europa a fim de tratar de captar pelo menos 100 pacientes e demonstrar e verificar assim a eficácia do sistema.

Esta materia foi extraida do site abaixo:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/sistema-facilita-transplante-de-pulmao

Conep autoriza transplante de pulmão recauchutado Técnica permite usar o órgão, que seria descartado



A equipe do Serviço de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar do Instituto do Coração, em São Paulo, foi autorizada pelo Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) a implantar pulmões recondicionados em pacientes.

Esses órgãos ficam aptos depois de passar por uma técnica, desenvolvida na Suécia, que lhes devolve a capacidade de oxigenar o sangue - sem o procedimento, seriam descartados. As primeiras cirurgias com a nova técnica estão previstas para agosto.

Na primeira fase da pesquisa, no ano passado, 24 pulmões foram recuperados no Incor, sem que fossem implantados nos pacientes. O nível de oxigenação no sangue que circula pelos pulmões "salvos" melhorou em média 150%. No mesmo período, o Incor fez 30 transplantes do órgão. A expectativa é de que a técnica permita que se dobre o número de pacientes transplantados.

O chefe do Serviço de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar do Incor, Fabio Jatene, diz que "o pulmão é o órgão que mais rapidamente se degenera".

– De dez doadores não vivos de rim, a chance de aproveitar o pulmão desses doadores é de 10%. Acreditamos que poderemos alcançar entre 15 e 20% com o recondicionamento dos órgãos.

Fonte: Agência Estado

Menos pulmões de doadores na lixeira

Hospital de São Paulo vai utilizar técnicas para aproveitar cada vez mais órgãos em transplantes e dobrar número de cirurgias

POR CLARISSA MELLO

Rio - Uma nova técnica para recuperar pulmões de doadores promete dobrar o número de transplantes do órgão em São Paulo. A equipe do Serviço de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar do Instituto do Coração (Incor) foi autorizada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa a implantar pulmões ‘recondicionados’ em pacientes que precisam da cirurgia. Os primeiros procedimentos do tipo estão previstos para agosto.

O pulmão pode perder a capacidade de oxigenação do sangue durante tratamento para tentar salvar a vida de um paciente. O soro recebido pelo doente para estabilizar a pressão arterial acaba entrando no pulmão, provocando edemas e fazendo com que o órgão não possa ser usado para transplante em caso de morte cerebral da pessoa.

A técnica, desenvolvida na Suécia, devolve aos pulmões a capacidade de oxigenar o sangue por meio de uma solução injetada na artéria pulmonar, e permite que o órgão seja aproveitado.

Vinte pacientes receberão pulmões recondicionados e serão acompanhados por um ano para a publicação dos resultados. “É uma técnica segura, já utilizada em outros países. E os resultados são iguais aos pulmões normalmente utilizados”, afirma o chefe de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar do Incor, Fabio Jatene.

Rio não faz a operação

Hoje, 85 pacientes aguardam na fila para transplante pulmonar, somente no Estado de São Paulo. Enquanto isso, no Estado do Rio, nenhuma unidade de saúde faz tranplantes de pulmão. Pacientes que precisam do órgão se inscrevem na fila e, se chamados, podem ter a viagem custeada pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio.

Este texto foi extraido do link abaixo:

http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/5/menos_pulmoes_de_doadores_na_lixeira_166482.html

Ceará bate recorde de transplantes de órgãos e tecidos

Nos quatro primeiros meses deste ano o número de transplantes de órgãos e tecidos realizados no Ceará foi 12,5% maior que o registrado no mesmo período de 2010. Entre janeiro e abril, a quantidade de transplantes passou de 337 no ano passado para 379 este ano. Apesar do aumento do número de doadores efetivos, o total de transplantes poderia ser ainda maior com mais efetivação das doações.

Em 2010, o Ceará ficou em sétimo lugar no país em número de potenciais doadores, pacientes com morte encefálica confirmada. Dos 325 doadores potenciais registrados no ano passado, 127 tornaram-se efetivos, representando 14,8 doadores efetivos por milhão da população (pmp/ano), o quarto melhor resultado do Brasil. Em 2009, o Ceará teve 11,2 doadores efetivos pmp/ano. São Paulo tem a maior proporção de doadores efetivos, com taxa de 21,2 pmp/ano em 2010. Em termos comparativos, no Brasil o número de doadores efetivos foi de 9,9 pmp/ano em 2010, enquanto a Espanha registra índice de 34 pmp/ano e, os EUA, de 25 pmp/ano.

No primeiro quadrimestre de 2011, o Ceará identificou 125 potenciais doadores, 20 a mais que em 2010, e 49 doações foram efetivadas, duas a mais que no ano anterior. Em relação ao mesmo período de 2010, o registro de potenciais doadores aumentou 19% e de doadores efetivos de apenas 4,25%. Estima-se entre 0,5% e 0,75% o percentual de morte encefálica do total de mortes de determinada população. Nos hospitais, o índice sobe para 2% a 4% e, nos hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para 10% a 14%. Esse seria o percentual de potenciais doadores. Em média, de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado. Ainda assim, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, mais de 90% pelo Sistema Único de Saúde.

O processo de doação começa com a identificação e manutenção dos potenciais doadores. Em seguida, os médicos comunicam à família a suspeita da morte encefálica, realizam os exames comprobatórios do diagnóstico, notificam o potencial doador à Central de Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), que repassa a notificação à Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). O profissional da CIHDOTT realiza avaliação das condições clínicas do potencial doador, da viabilidade dos órgãos a serem extraídos e faz entrevista para solicitar o consentimento familiar da doação dos órgãos e tecidos. Nos casos de recusa, o processo é encerrado.

No Ceará, em 2010, chegou a 19,6% o percentual de potenciais doadores descartados por causa da recusa da família em autorizar a doação. Uma vez identificado o potencial doador, segundo a Lei 9.434/97, “é obrigatório para todos os estabelecimentos de saúde notificar às Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) da Unidade Federada onde for feito o diagnóstico de morte encefálica, em pacientes por eles atendidos”. Esses estabelecimentos são denominados de notificantes, que é onde existe a possibilidade de ser encontrado um potencial doador. No Brasil, o número de doadores é insuficiente para atender a demanda crescente dos receptores que necessitam de um transplante. Isto ocorre devido ao número inexpressivo de notificações de pacientes em morte encefálica as CNCDOs, pela recusa familiar à doação ou pela falta de condições clínicas dos possíveis doadores.

21.05.2011

Acesse o link para saber mais

Blog Dep João Ananias

Esta materia foi extraida do site abaixo.

http://www.adote.org.br/news/ceara_bate_recorde_de_transplantes_de_orgaos_e_tecidos_338