Eterna Gratidão á todas as familias movidas pelo amor / Campanha Pró- Transplante "RESPIRAR-IRESC"

AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão. Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS. Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria. Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA! ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR / Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html

terça-feira, 31 de maio de 2011

Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer nas Escolas - "Programa Saber Saúde"

A escola é o melhor lugar para o desenvolvimento de ações preventivas para o controle do tabaco. Ela atua como referência de comportamento para crianças, adolescentes e a comunidade em geral. Por isso, o INCA desenvolveu o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer nas Escolas - Programa Saber Saúde, para informar e educar as crianças nas escolas brasileiras quanto aos fatores de risco de câncer.

O objetivo é formar cidadãos críticos, capazes de fazer opções conscientes que contribuam para sua saúde, a saúde coletiva e a do meio ambiente em geral, na busca de uma melhor qualidade de vida.

O Saber Saúde capacita representantes das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação que habilitam os profissionais das Secretarias Municipais que, por sua vez, capacitam os professores de cada escola.

As informações e atividades relacionadas ao consumo do tabaco e outros fatores de risco de câncer são aplicadas ao cotidiano da escola, em todas as disciplinas, como parte do projeto pedagógico. O material de apoio consta de dois livros, guia metodológico, duas revistas para crianças e adolescentes, adesivos, cartazes e quatro vídeos.

Dentre as atividades propostas estão a prática de uma alimentação saudável na escola, com estímulo à criação de hortas, e atividades ao ar livre em horários apropriados e protegidas do sol.

O público-alvo é formado por alunos do Ensino Fundamental (6-14 anos). Os alunos do Ensino Médio (15-18 anos) são agregados ao processo como multiplicadores, recebendo para isso uma capacitação especial utilizando o mesmo material.

A implantação nacional do Programa teve início em 1998. Desde então, já capacitou 98.597 professores do Ensino Fundamental e atende a 1.957.793 alunos de 1º a 8º séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário