SERVIÇO SOCIAL MÉDICO
Para você que acaba de ingressar na Fila Única para Transplante Pulmonar, nós do Serviço Social Médico do InCor HC FMUSP, oferecemos este informativo com orientações e sugestões que poderão ajudá-lo na organização e planejamento de seu tratamento.
O Instituto do Coração do HC FMUSP, conta com o trabalho de equipe multiprofissional composta por: médico, assistente social, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e fisioterapeuta, que fornecerá informações e apoio para você, nosso paciente, e seus familiares, quanto aos principais aspectos e dúvidas do período pré e pós-operatório do transplante pulmonar.
VOCÊ SABIA...
Que a doação de órgãos, no Brasil, é regulamentada pela Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.
Segundo esta Lei, a realização de Transplante somente ocorrerá em estabelecimento de saúde público ou privado, e será realizado por equipes médico-cirurgicas qualificadas, previamente autorizadas pelo órgão de gestão nacional do Sistema Único de Saúde.
Que a fila única de espera para a realização do Transplante Pulmonar, é administrada pela Secretaria Estadual de Saúde, que possui cadastro único dos receptores, em fila de espera.
Esta fila, não é uma fila onde quem chega primeiro tem preferência. O que determina a preferência é essencialmente a compatibilidade entre o doador e o receptor (por exemplo: peso, altura, mesmo tipo sangüíneo, etc.).
Por isso, o tempo de espera nesta lista é indeterminado, e a partir do primeiro dia em que tem o nome inscrito na Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado, pode aparecer um doador compatível a qualquer momento.
SAIBA QUE:
O processo de doação de órgãos é uma corrida contra o tempo. Cada órgão tem um intervalo de sobrevida entre a retirada do doador e implante no receptor. Esse intervalo varia de acordo com o órgão e com as condições clínicas de quem doa e de quem recebe.
O coração e o pulmão são os órgãos que menos podem esperar, por isso, após a convocação para a cirurgia, você deverá comparecer ao InCor no prazo máximo de 02 horas.
COMO VOCÊ PODE AJUDAR???
ORGANIZANDO-SE!!!
É necessário você manter seu endereço e fones atualizados para que o InCor possa localizá-lo imediamente quando surgir o órgão. O prazo para comparecer ao hospital é de no máximo 02h00.
Mudanças de endereço ou telefone, mesmo que temporárias, devem ser informadas à Secretaria de Transplante Pulmonar do InCor, para posterior alteração junto a Central de Transplantes.
Sempre que a equipe do hospital fizer um contato telefônico retornar imediatamente a ligação, pois poderá ser a sua convocação para a realização do transplante!
PROVIDÊNCIAS A SEREM TOMADAS
Planejar com antecedência os meios de transporte que você utilizará até a sua vinda ao hospital.
Caso resida em outro município que não São Paulo, solicite o Tratamento Fora de Domicilio (TFD).
O que é isso??? TFD???
O TFD – Tratamento Fora de Domicílio – é uma portaria do Ministério da Saúde/Secretaria de Assistência à Saúde, que estabelece condutas sobre as despesas relativas ao deslocamento dos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde – para tratamento fora do município de residência, quando estiverem esgotados todos os meios de tratamento médico para o seu caso ou de seu familiar no seu Estado ou Município.
Tipos de assistência oferecidas pelo TFD:
* Atendimento ambulatorial e hospitalar fora do estado;
* Passagens de ida e volta para o paciente e acompanhante se houver indicação médica e de acordo com avaliação da equipe do TFD;
* A solicitação do TFD deverá ser feita na Secretaria de Saúde do Estado da cidade de origem, que realizará avaliação médica para a concessão do benefício.
Fique atento também:
* Solicite a colaboração de familiares, amigos e vizinhos, para que, na sua ausência, possam ajudá-lo na rotina doméstica;
* Organize os seus objetos pessoais para o período de internação, como por exemplo: chinelos, pijama ou camisola – de preferência com abertura na frente – produtos de higiene pessoal, toalha, sabonete, escova de dentes, além disso, na época do inverno você precisará de roupas de lã e meias;
* Se você for segurado da Previdência Social e necessitar afastar-se do trabalho, deverá solicitar ao Setor de Laudo Médico do InCor – relatório médico, para apresentar ao perito do INSS;
* Indique uma pessoa de sua confiança para receber o seu benefício previdenciário – auxílio doença ou aposentadoria – no período da sua internação. Para isso, dirija-se ao posto do INSS ou Cartório mais próximo de sua residência para fins de designar o seu representante legal (“Procurador”);
LEMBRE-SE: O seu cuidador deverá estar atento ao chamado do hospital, devendo acompanhá-lo rapidamente ao InCor, portando documentos pessoais (CPF e RG).
ORIENTAÇÃO DE ALTA HOSPITALAR
PÓS-TRANSPLANTE PULMONAR
Uma etapa do tratamento já foi vencida, mas o resultado dependerá dos cuidados que se seguirão após o período de internação.
Assim:
* Recomenda-se a sua permanência em São Paulo, ou em local próximo ao hospital pelo menos nos 06 primeiros meses após a sua alta, devido aos retornos frequentes no ambulatório;
* Mantenha a residência em ótimas condições de higiene e ventilação;
* Lembre-se de lavar as mãos, sempre que for cozinhar, antes das refeições e logo após usar o banheiro;
* Cuide de sua higiene pessoal, diária;
* Retire de circulação enfeites, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia e tudo o que puder acumular poeira;
* Animais de estimação NÃO devem permanecer dentro de casa;
* Evite ambientes com grande aglomeração de pessoas;
* Em caso de emergência médica faça uso do serviço de ambulância, através do telefone 191 nesta Capital ou através do Pronto Socorro Municipal, mais próximo de sua residência;
* Experimente anotar e esclarecer todas as suas dúvidas, referentes à: retorno ao trabalho, à escola, realização de atividades físicas e sexuais, bem como sintomas, controles, agendamentos de exames e consultas, pois isto o ajudará a planejar o tratamento e a garantir a melhor utilização dos serviços que a equipe de transplante lhe oferece. Adquira este hábito;
FIQUE LIGADO:
* Nos retornos programados no InCor, você deverá contar com o acompanhamento de familiar ou responsável, por isso, programe-se quanto ao transporte a ser utilizado, recorrendo aos recursos comunitários, colaboração de familiares, amigos e vizinhos, etc
* Caso resida em outro município fora de São Paulo, solicite via Secretaria de Saúde do Estado o TFD;
* Tenha sempre em mãos o seu relatório médico e o agendamento de consultas ambulatorial;
* Organize-se para a retirada dos medicamentos no Serviço de Farmácia do InCor. Lembre-se de trazer seu CPF (antigo CIC). Caso você resida em outro Estado ou Município, verifique junto à Secretaria da Saúde do Estado, a possibilidade dos medicamentos serem fornecidos no seu local de origem. Para isso, tenha sempre em mãos o relatório médico e cópia da receita médica.
Lembre-se que é de sua responsabilidade a retirada e controle dos medicamentos!
Telefones e Endereços úteis:
* Disque saúde: 0800 611997
* Prevfone – informações sobre o INSS: 0800 780191
* Posto Poupatempo (emissão de documentos – RG, CPF)-Pça do Carmo, s/n, Metrô Estação Sé Fone: 0800 171233
* Cartório Jd. América – Rua Teodoro Sampaio, nº 1.121 – Fone. 3881 9388
* Secretaria de Transplante Pulmão: 3069-5248
* Secretaria de Serviço Social: 3069-5218
* Central de Transplante: (11) 3064-1649 ou 3088-5094
* Site da Secretaria da Saúde: www.saude.gov.br
* Associação Brasileira de Transplante de Órgãos: ABTO www.abto.gov.br
A saúde é um direito de todos, e nós da Equipe de Transplante de Pulmão, compartilhamos dessa idéia, e contamos com você para obtenção dos melhores resultados do tratamento!
Equipe de Serviço Social Médico InCor HC FMUSP
26/fevereiro/2008
matéria extraida do site:© 2007 Transplante Pulmonar Online
Doar é um ato de amor; Precisamos de seu mais nobre gesto! Seja um Doador.
Eterna Gratidão á todas as familias movidas pelo amor / Campanha Pró- Transplante "RESPIRAR-IRESC"
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS
Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão.
Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda.
Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS.
Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria.
Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA!
ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR
/ Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html
quinta-feira, 17 de março de 2011
ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES CANDIDATOS A TRANSPLANTE DE PULMÃO INCOR HC FMUSP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário