
Tabagismo, uma nova doença?
Antigamente, o ato de fumar era considerado normal e charmoso. Os tempos mudaram com a descoberta pela Medicina de que fumar prejudica seriamente a saúde. Por isso, a Organização Mundial de Saúde considera o Tabagismo uma doença crônica, como o Diabetes e a Hipertensão arterial, devendo ser controlada e tratada.
Os dados abaixo nos assuntam. O cigarro é causa de:
* 90% dos casos de Câncer de Pulmão;
* 80% dos casos de Enfisema Pulmonar;
* 40% dos casos de Derrame Cerebral e Bronquite Crônica;
* 25% das causas de Infarto de Miocárdio;
* No Brasil, 30% da população adulta fuma;
* Morre um brasileiro a cada cinco minutos em conseqüência do Tabagismo.
Pulmão e Tabagismo
Existem claras evidencias de causa e efeito, entre Tabagismo e doenças respiratórias. As mais citadas são: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o Câncer de Pulmão.
O Tabagismo é a maior causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que compreende a associação entre Bronquite e Enfisema Pulmonar. A DPOC está ligada diretamente ao tempo de Tabagismo e ao número de cigarros fumados ao dia, e causa uma deterioração da função pulmonar de maneira progressiva e letal. A sintomatologia mais marcante neste paciente é a falta de ar, que é um fator de limitação das suas atividades de vida diária, causando um alto custo social e financeiro. Nas pessoas portadoras de DPOC que deixam de fumar, existe uma perspectiva de melhora da função pulmonar e da sua qualidade de vida.
De cada dez casos de Câncer de Pulmão, nove estão associados ao Tabagismo.Quanto maior o tempo de vício, maior risco de desenvolvimento da doença.O Câncer de Pulmão é um dos mais traiçoeiros e agressivos. Quando os primeiros sintomas surgem (tosse persistente, dor no peito, rouquidão, falta de ar, entre outros) a doença tende a estar em estágio avançado.Nos últimos dez anos, com aumento do hábito de fumar entre mulheres, o câncer de pulmão é a segunda causa de câncer no sexo feminino. Após dez anos de abandono do fumo, o risco de morte por Câncer de Pulmão decai de 30 a 50% em ambos os sexos.
Sabe-se também que o Tabagismo é responsável pelo aumento de infecções respiratórias (gripes e pneumonias) e das crises de broncoespasmo (chieira) nos asmático; pela maior freqüência de complicações respiratórias após as cirurgias, pelo surgimento da Bronquiolite Respiratória e agravamento das doenças pulmonares ocupacionais.
Combatendo o vício. O que fazer? Como parar de fumar?
Parar de fumar é o resultado de uma tomada de consciência acerca dos malefícios que o fumo causa no organismo e o que isso representa em sua vida e de seus familiares. Tem que haver uma modificação completa do estilo de vida, hábitos além do desapego do cigarro.
Procure um serviço de saúde mais próximo de sua casa, onde você receberá as primeiras orientações sobre como iniciar um tratamento para abandonar o cigarro.
Lembre-se que “muitos daqueles que tiveram grandes fracassos ao tentar parar de fumar, poderão ter um dia o grande sucesso de consegui-lo” (Murad,J.E.)
Por: Oswaldo Afonso da Silva Filho, Pneumologista - SECOPTT
Texto extraido do site:http://www.tabagismoonline.com.br/entendendo-melhor/pneumologia/falando-sobre-tabagismo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário