Mais de 30 mil casos de tuberculose foram registados no ano passado no Hospital Sanatório de Luanda, dados conhecidos quando se assinala o Dia Mundial da Tuberculose, que continua a fazer vítimas em outras províncias angolanas.
Citado pelo Jornal de Angola, Zinga Rodrigues, diretor de enfermagem do Hospital Sanatório de Luanda, instituição de referência no tratamento da doença, disse que, em 2010, passaram pelo hospital mais de 30 mil casos de tuberculose, doença que afeta principalmente pessoas com idades entre 15 e 45 anos.
Por seu lado, Pedro Joaquim Quintas, supervisor do programa de tratamento da tuberculose, admitiu, em declarações à Angop, que o estado precário do saneamento básico em alguns bairros da periferia de Luanda está na base do surgimento de casos de tuberculose na capital.
Na província do Cunene foram diagnosticados mais de 1700 novos casos entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, que resultaram em 26 mortes, segundo a supervisora provincial do programa de luta contra a doença, Maria Manuel Dala.
Estes números representam um aumento de 52 casos relativamente ao período homólogo anterior.
A responsável adiantou à Angop que o tratamento da doença tem registado forte evolução devido à expansão da rede sanitária, mas salientou que o aumento dos casos de tuberculose associados ao VIH/Sida está a preocupar as autoridades sanitárias.
Na província do Bengo foram diagnosticados, em 2010, 780 casos de tuberculose, um aumento "significativo" em relação ao ano anterior, segundo o supervisor provincial do Programa de Controlo de Tuberculose, Luís Miguel Neto de Carvalho.
Luís de Carvalho disse que cinco dos casos diagnosticados acabaram por provocar a morte dos doentes.
O Hospital Sanatório de Menongue, na província do Kuando Kubango, registou de janeiro a março deste ano 140 casos de tuberculose, com duas mortes. Em 2010, registaram-se 345 casos e 15 mortes, dados avançados pela directora de enfermagem, Esperança Domingas Luís Daniel.
O Dia Mundial da Tuberculose assinala-se hoje quando passam 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, ocorrida a 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
Doar é um ato de amor; Precisamos de seu mais nobre gesto! Seja um Doador.
Eterna Gratidão á todas as familias movidas pelo amor / Campanha Pró- Transplante "RESPIRAR-IRESC"
AGRADECIMENTO AOS FAMILIARES DOS DOADORES DE ÓRGÃOS
Este é um simples agradecimento diante da grandiosidade do ato da doação, por que na verdade nos sobram muitas palavras para expressar tamanha gratidão.
Agradecemos a cada familiar pelo SIM à doação de órgãos que não somente salva a vida de alguém, mas que também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança, quando essa mesma família doadora vive a angústia da perda.
Quando este misto de alegria e tristeza, perdas e ganhos, lamentações e orgulho, sofrimento e liberdade vem à tona, os elos contrários que unem as duas famílias desconhecidas se entrelaçam para um objetivo comum SALVAR VIDAS.
Diante desse elo de amor, a balança da vida mostra há essas duas famílias unidas por destinos diferentes e complementares lições valiosas: que a perda às vezes não significa perda; significa ganho. E que espera não significa dor; significa alegria.
Obrigada você família, pela consciência e amor, puro e genuíno para com o próximo. E acreditamos que a cada dia, muitas famílias terão consciência do ato de doar e salvar vidas. E estas continuarão sendo como as ostras, que no momento que são feridas produzem a PÉROLA!
ETERNA GRATIDÃO A TODAS AS FAMÍLIAS MOVIDAS PELO AMOR
/ Texto extraido do site:http://transplantepulmonar.com/agradecimento.html
quinta-feira, 24 de março de 2011
Mais de 30 mil casos de tuberculose registados em Luanda no ano passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário